quinta-feira, 8 de março de 2012

"Aromaterapia Ambiental" - Criando Bem-Estar

Atualmente, com todo o conhecimento que temos a respeito do mundo e de tudo o que nos cerca, podemos dizer que vivemos mergulhados em um mar de energias, que tudo possui um campo de energia: objetos, lugares, plantas, animais e seres humanos. Estes campos de energia estão associados ao nosso padrão vibracional definindo o nível de saúde e de bem-estar. Qualquer ser ou objeto reflete em seu campo vibracional sua frequência energética: uma pessoa doente evidencia em seu campo de energia o seu mal através de um fluxo desequilibrado e estagnado; por sua vez, o campo de energia de uma pessoa sadia flui com facilidade e equilíbrio.

Nos ambientes em que vivemos vamos deixando impregnados os nossos padrões vibracionais: nossa casa, nossos objetos pessoais, armários, mesa de trabalho, etc. são reflexos de nosso estado interior e da harmonia ou desarmonia física, psíquica e espiritual.
Isto explica por que nos sentimos bem ou mal quando entramos em um lugar. Nossa sensibilidade ativa o campo das percepções através de nossos sentidos (incluindo o chamado sexto sentido). Sem ver ou ouvir, cheirar ou tocar, sentimos algo que nos anima ou invade nossa zona de conforto vibratório. Assim, estamos contagiados pelo otimismo ou por um súbito mau humor!


Ao sentir o astral do ambiente de uma casa, na qual a família que ali habita vive em clima de discussões e brigas ou lamentações e desânimo, constatamos o quanto poderia ser agradável curar, não só as angústias pessoais, como também os desconfortos impressos no ambiente.
Nas empresas, o clima mental dos funcionários, a disposição vital e fatores emocionais irão interferir nos resultados levando a um maior desempenho/competência ou à estagnação de ideias e do próprio sucesso. O ambiente de trabalho dá claramente a visão de dupla mão: tanto o local interfere no rendimento quanto os funcionários interferem na 'atmosfera' (alma) do local das atividades. Escritórios entulhados ou escuros não podem gerar o mesmo tipo de sensação que os organizados e claros por onde a energia limpa flua livremente.

O estado emocional e mental das pessoas de uma família ou funcionários de uma empresa vai impregnando o ambiente num contágio progressivo, assim, anos de mágoas e ressentimentos pela vida, de palavras mal direcionadas, contextos de desânimo e falta de perspectivas podem gerar um ambiente depressivo, de fracasso e profundamente incômodo.


O que fazer?
Assim, considerando a cura dos aspectos físico, emocional, mental e espiritual passamos a uma avaliação do ambiente físico, tal como faríamos no corpo físico quando apresenta um sintoma: o ambiente pode ser frio demais, ou quente demais, ou ter falta de luz; também pode ter os objetos cheios de pó e esquecidos ali por algum tempo; ter plantas secas ou mortas. O som do ambiente é um convite a ficar ou a sair dele? A sua estrutura está boa ou danificada? As cores atribuídas à decoração e aos elementos presentes, texturas, nuances e sensações contribuem ou não para o equilíbrio do ambiente?
Devemos avaliar os sintomas emocionais e mentais do ambiente: é um ambiente no qual há frequentes discussões, tristezas, sofrimentos, mau humor, disputas, ideias e sintonias negativas, pensamentos fixos de revolta, desamor, fracasso e vingança? O tipo de atividade ali realizada, trabalho, estudo, alimentação, também é importante considerar. E ainda, observar se este ambiente transmite paz espiritual ou perturbação para quem nele adentra.

Próximo passo: fazer uma boa limpeza no aspecto físico, em nossa casa ou ambiente de trabalho, para criar um ambiente sadio e um espaço sagrado para quem ali trabalha ou vive.
A etapa seguinte é a higienização do campo vibracional dos habitantes e do próprio campo energético do lugar. Há diferentes maneiras/formas de fazermos isso através das muitas terapias ditas complementares, assim como o uso de florais, por exemplo, ou através das práticas meditativas, limpezas energéticas diversas, banhos de ervas, a aromaterapia, etc.
A seguir, utilizamos os óleos essenciais puros ou em forma de spray aromatizador (que contenha os óleos essenciais) no ambiente residencial e profissional, para criar uma agradável atmosfera olfativa. Podemos fazer uso de réchaud para o caso de termos à disposição óleos essenciais puros ou borrifar o spray aromatizador pelo ambiente algumas vezes ao dia ou quando necessário. Muitos óleos possuem propriedades estimulantes, outros relaxantes e outros ainda são equilibradores.
Fornecidos pela natureza, os aromas das plantas aromáticas agem de forma sutil, promovendo diversas reações físicas, mentais e emocionais, geralmente positivas.
É maravilhoso perceber o quanto o aroma de um ou mais óleos essenciais, borrifados no ambiente, podem modificar o humor, o comportamento e o estado de espírito das pessoas que frequentam o local. Escolher um aroma apropriado para cada situação é tornar a atmosfera uma fonte de saúde, bem-estar e boas vibrações.

Algumas sugestões:

- Em casa: pode ser usado um spray para toda a casa ou em apenas em um dos cômodos como o quarto por exemplo, favorecendo o relacionamento, a união, o relaxamento, etc.; pode ser usado no quarto de crianças (não abaixo de 1 ano de idade) e adolescentes de acordo com a necessidade e ainda no dormitório de alguém que permaneceu doente por certo período. Nas reuniões com amigos e familiares para criar um ambiente de harmonia e alegria. Pode-se também fazer uso de um spray limpador/energético para eliminar energias estagnadas e melhorar o fluxo da vida.

- Em escritórios e empresas: o uso de óleos essenciais favorece a área de trabalho, a prosperidade e o sucesso, estimulando a criatividade, o senso de cooperação e responsabilidade, a realização e propósito, a liderança, iniciativa e poder.

- Em consultórios: propicia não só o bem estar do profissional da saúde, como também estabelece um clima acolhedor para o cliente, limpando o ambiente da carga emocional mais densa, confortando, equilibrando o falar e o ouvir, auxiliando a assepsia mental do desânimo, do medo ou desespero.

- Em salas de aula e escolas: da mesma forma, concilia o benefício ao aluno e ao professor, favorece os aspectos intelectuais como a concentração, memória e criatividade, e os emocionais, como por exemplo o favorecer da autoconfiança e o combate à ansiedade.

Para harmonizar nossos ambientes e proporcionar o bem estar de quem os frequenta precisamos usar nossa sensibilidade e o respeito pela ordem e a natureza das coisas, compreendendo que existem meios para alterarmos nossos desconfortos e que o início da transformação também está dentro de cada um de nós. Tudo o que nos cerca está ali por alguma razão e para ser cuidado por nós.

Ao estarmos em um ambiente limpo, ao espalharmos gotículas dessas maravilhas que são os óleos essenciais e impregnarmos de amor tudo a nossa volta, então sim, poderemos concluir que estaremos mergulhados em um mar de harmonia, bem-estar e muita LUZ.

Texto compilado de outros textos sobre Aromaterapia Ambiental
Katia Fiedler

____________________________________________________________

A SunSoap, além de produzir sabonetes, aromatizadores, loções, sais de banho, sachês, etc. com essências criteriosamente escolhidas, produz também Sinergias Aromaterápicas: para Relaxar, para Animar, para Respirar Melhor, para Limpeza Energética, para a Mulher, para combater Ansiedade, para combater Depressão, para favorecer a Concentração. Para mais informações consulte: sunsoap@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário